06 julho 2009

Abrir Estações Não é Nosso Negócio

Desde que o Caio me desafiou a assumir este ministério itinerante de APOIO às Estações com a pregação das Boas Novas do Evangelho de Jesus, meu coração se encheu de alegria e ânimo para o trabalho, renovando um antigo sonho.


Assim, estamos nos preparando para COOPERAR e APOIAR cada mentor e todos aqueles que desejarem iniciar algo bonito, simples e profundo, conforme o espírito do Evangelho em qualquer região do Brasil.


Muitos pedidos de abertura de novas Estações têm surgido constantemente de várias partes do Brasil, das capitais ao interior. A todos os que escrevem tenho respondido, dentre outras coisas, o seguinte:


“Recebemos seu pedido de informação sobre a possibilidade de iniciar uma Estação do Caminho da Graça em sua cidade. Ficamos muito felizes pelo seu interesse em fazer esta caminhada conosco e nos colocamos à disposição para te apoiar no que for necessário.


Muitas pessoas tem feito contato querendo iniciar grupos em inúmeras cidades do Brasil e temos orientado a todos para que retomem a leitura do Novo Testamento, sem os "óculos" da religião; leitura pura e simples, lendo-ouvindo Cristo, a Palavra viva falar ao coração, e dispondo-se a segui-lo diariamente na simplicidade do Evangelho por ele vivido-ensinado.


Que também leiam o site do Pr. Caio Fábio (www.caiofabio.com) onde encontrarão exposição clara do Evangelho, sem rodeios, sem mascarações, sem os agregamentos que foram feitos pela religião no decorrer destes séculos. A Vem&Vê TV está aberta gratuitamente, 24 horas, com farto material de qualidade que enriquecerá sua vida (www.vemevetv.com.br).


Sugerimos também que leiam o blog do caminho (http://ocaminhodagraca.blogspot.com) onde encontrarão reunidos textos sobre o movimento Caminho da Graça.


Assim, é o mesmo que oriento você a fazer; se já o fez, sugiro que faça mais uma vez, e ainda outra... será uma caminhada pessoal fascinante! Crescendo para dentro, no entendimento-vivência do Evangelho! Faça isso e viva em amor para com todos à sua volta, sendo o bom perfume de Cristo em sua casa e em todos lugar!


Depois, então, reúna dois ou três para juntos compartilharem o Evangelho, para caminharem juntos em amor e graça! E continue encontrando gente pela caminhada e semeando a semente das Boas Novas; continue convidando e reunindo pessoas em torno da Palavra!


Assim o Caminho comunitário se estabelece sem oficializações.


E havendo gente se reunindo neste espírito, estou pronto a ir em sua cidade cooperar e apoiar o grupo, fortalecer, encorajar, repartir dons. Vou para conhecer as pessoas e ser animado por elas e animá-las a permanecerem firmes no Evangelho da Graça. E se este grupo quiser caminhar unido aos demais do movimento “Caminho da Graça”, assim será, com toda a leveza, seriedade e simplicidade devidas a Cristo, sem inaugurações e oficializações. Apenas a caminho!”


É esta orientação que dou a todos. Faço assim pelo simples fato de não estarmos no negócio de abrir Estações! Não nos medimos por números nem avaliamos o “sucesso” de um mentor e supervisor baseado em quantas pessoas consegue reunir e quantas Estações existem em sua região.


Nossa medida é a estatura de Cristo; este é o nosso alvo: Cristo ser formado em cada um de nós! E é exatamente isso que desejamos ver acontecer em todos aqueles que nos procuram com o desejo de iniciar novas Estações.


Precisamos redescobrir a beleza da Evangelização conforme o Evangelho, com alegria e ousadia, mas cuidarmos para que nosso coração não seja tomado pelo engano religioso que transformou a Evangelização em estratégia de crescimento da instituição.


Precisamos retomar a dedicação ao ministério de semeadores da boa semente, de abrirmos o peito com coragem e gritarmos a plenos pulmões que em Cristo Deus estava reconciliando consigo o mundo.


Nunca façamos uma corrida para abrir Estações, aproveitando a vontade daqueles que se apresentam para tal, após estarem desiludidos com a religião deles, mesmo que venham com toda boa vontade e dizendo-se conscientes do Evangelho. Antes, apoiemos estas pessoas, ajudando-as a fazerem esta caminhada interior e pessoal num relacionamento real com Cristo.


Se vierem querendo um “caminho ministerial”, indiquemos a eles o Caminho da Cruz e os abracemos para caminhar com eles até ela... da Cruz nascem corações transformados e apaixonados pelo Cristo e não pelo “ministério” do movimento Caminho da Graça. Este é apenas resultado daquele quando nascer de um coração que não tem outro caminho a fazer e que já está caminhando com Jesus em alegria e simplicidade.


Vamos caminhar pelos becos e esquinas, pregando o Evangelho; vamos cheios de amor, de compaixão e misericórdia; vamos abraçando a todos pelo caminho, sem pedras nas mãos. Vamos construir relacionamentos e edificar vidas e não prédios e instituições.


Não! Eu não tenho nenhuma "Estação" para abrir, plantar ou inaugurar. Estações não se abrem, elas apenas acontecem como resultado do andar comunitário de gente que se ama e se encontra para se estimularem ao amor e às boas obras.


O Caminho da Graça é uma pessoa, e seu nome é Jesus! Portanto, não há nada para abrir, pois ele já abriu o novo e vivo caminho da graça pelo seu sangue!


Quero apenas caminhar nessa graça sem ter que construir nada, abrir nada, inaugurar nada; apenas receber com alegria aquilo que está sendo construído em mim a cada dia, por obra da Graça de Deus e espalhar por todos os lados esta BOA NOTÍCIA desejando que Cristo seja formado em todos!

Beijo em todos vocês!

Em Cristo, nosso querido Salvador,

Adailton

Nenhum comentário:

Postar um comentário