22 abril 2009

O Caminho Como Atalho - Uma Franca Advertência!

É conforme o Evangelho que o Caminho da Graça está caminhando...

Os dias são maus. O mundo perece, aos nossos olhos, e o cristianismo ENCARNA O PIOR DAS PROFECIAS DE APOSTASIA FEITAS NAS ESCRITURAS (nos Evangelhos, nas Cartas Apostólicas e no Apocalipse).



Não estamos aqui para lamentar enquanto assistimos. Estamos aqui com a loucura de desejar encher o Brasil e o mundo com a Palavra da Graça do Evangelho de Jesus.



Quando iniciei com alguns amigos o Caminho da Graça no Brasil, não foi como “alternativa” aos “evangélicos”. Jamais faria ou começaria algo “alternativo”. Não conheço “evangelho alternativo”, mas tão-somente o Evangelho Único e Absoluto. “Evangelho alternativo” é o que Paulo chamaria de “outro evangelho”, e que já foi maciçamente denunciado nestas páginas como um espírito e uma cultura fortemente presente na cristandade contemporânea.



Denunciar sem nada propor é denuncismo e leviandade! Nosso Chamado não é para desconstruir nada e nem para colocar abaixo coisa alguma! São os mortos que sepultam seus próprios mortos. Nós anunciamos a Vida e a Ressurreição dos que crêem!



Entretanto, muita gente se sente “solidária” ao Caminho da Graça como movimento humano apenas e simplesmente porque tiveram um “trauma evangélico”.



Algumas dessas pessoas se aproximam das nossas iniciativas motivadas pela força da amargura, do criticismo, da desconfiança e do cinismo!



Nada poderia ser pior, pois os tais, na maioria das vezes, só pretendem fazer um “caminho paralelo” à igreja. Desejam um atalho para “não dar o braço a torcer” e nem decretar a total falência de seus costumes de fé ou mesmo para “mandar um recado” para seus rivais, vivendo como quem pleiteia uma Reforma Eclesiástica, como quem adere ao Sindicato da Desconstrução!



As razões são as mais diversas. Alguns vêm porque têm no espírito a necessidade de somente ficarem se forem “convencidos”. (Alguém viu Jesus tentando convencer quem quer que fosse a andar com Ele?) E dificilmente o serão. A maioria aprende, aprende, mas jamais chega ao conhecimento da verdade. Tais pessoas estão viciadas em discussões infrutíferas que a nada levam! Aparecem porque gostam de provocar discussões e debates que para “os do Caminho” já não existem.



Há também os que chegam porque desejam “reformar” o Caminho da Graça a fim de que ele fique no limbo: entre os “evangélicos” e o Evangelho. Ou seja: sem conseqüências para a vida!



De fato, toda vez que aparece no Caminho da Graça um “líder evangélico” que só está magoado com seus irmãos, no melhor dos casos, ou com seus “comparsas” na pior hipótese, sei que teremos problemas.



Sim, porque para eles ou somos de-mais ou de-menos. O fato é que gostariam que fôssemos um híbrido conforme os desejos deles. Porém, não somos e nem seremos.



Assim, não temos nada a fazer com o fermento dos fariseus (religião das máscaras) e nem com o de Herodes (política e manipulação)!



O Caminho da Graça é para ser mentoreado, orientado e servido por gente do Caminho de Jesus que está buscando de modo social e comunitário aquilo que já crê de modo individual e existencial.



Também quero dizer que o Caminho da Graça não é lugar para quem busca “moda”. Não! Ele é apenas um caminho-modo-de-ser. “Moda” é coisa de quem, à semelhança dos atenienses, de nada mais cuidam senão de saber das últimas novidades.



O Caminho da Graça não tem nada novo, mas tão-somente o antigo-novo mandamento ensinado por Jesus. Para esses, se lhes oferece algo simples, lhes parece tão inacreditável que eles têm que já chegar duvidando.



E fico vendo o pessoal ir e vir... Se embalando na falta de raiz e de convicção. Borboleteando... Sem compreender nada de nada.



Ora, já que a nossa questão nada tem a ver com números, mas com Entendimento Espiritual; e como somos alegres, mas terrivelmente sérios com o que estamos fazendo, aos que entenderam, digo que apareçam. Entretanto, se não for o caso, leiam antes a Palavra e a confiram com o que está dito no site e nos livros, e, se houver acordo, venham — e nos ajudem! Do contrário, peço encarecidamente que não tentem mudar aquilo que está mudando, pela verdade, o coração de milhares.



O site não é o Evangelho do Caminho da Graça. O Evangelho é Jesus. É conforme o Evangelho que o Caminho da Graça está caminhando feliz e em paz!



O Caminho é Estreito; e no Caminho da Graça amamos essa estreiteza. Sim, porque nele e por causa Dele não se entra, a menos que se tenha deixado a bagagem toda para trás: toda justiça própria, toda malícia religiosa, todo espírito de fofoca e toda certeza de juízo contra o próximo.



E mais: não estou convidando ninguém a fazer isso, mas apenas dizendo “Vem e vê” àqueles que já querem e desejam o que no Caminho de Jesus há em abundância e no Caminho da Graça há como esperança: a possibilidade de uma vida em amor reverente para com o próximo em razão do entendimento da Graça nos haver simplificado a vida com Deus.



Enquanto isso os “publicanos e pecadores” estão vindo, ouvindo e se convertendo, e a salvação tem entrado em suas casas; mesmo no lar dos “Zaqueus” de Brasília .



Caio Fábio

15 abril 2009

De Volta a Interlagos

Houve um tempo, quando tinha 13 anos, que eu pregava o Evangelho nas ruas dos bairros próximos a Interlagos, onde eu morava em São Paulo. Convidava adolescentes e jovens para ouvirem o Evangelho em minha casa; minha mãe fazia pipoca, e eu reunia estes amigos na sala e passava um filme chamado "Felicidade", produção muito bacana da Vinde, com uma mensagem curta pelo Pr. Caio Fábio no final. O aparelho de vídeo e o filme eu alugava da COMEV.



Fazia isto também na escola e na casa de outros amigos; após o filme eu convidava a todos para seguirem a Jesus.



Além disto, ia visitar meninos de rua e mendigos. Onde tivesse um grupo evangelizando eu ia atrás. Às vezes eu virava madrugada compartilhando evangelho com amigos; eles iam dormir em casa ou eu na casa deles, e então compartilhava o Evangelho com eles até de madrugada.



Isto durou vários anos e queria fazer isto de tempo integral. Fui para o seminário. Quase me engessaram!



Quando pastoreei a Igreja Presbiteriana de Interlagos, gastei mais tempo nas ruas, nas favelas e nas casas dos moradores do bairro do que no púlpito da igreja. Quando iniciávamos uma nova congregação em outros bairros, eu ia andar pela vizinhança e conhecer as pessoas, entrar nos bares, nos comércios, nas favelas. Sentava-me no chão para bater papo com quem encontrasse parado, podia ser um alcoólatra curando ressaca. Isso durou onze anos.



Ausentei-me de Interlagos por mais de seis anos. Em setembro de 2002 saí; em janeiro de 2009 voltei. Muita coisa mudou nesse período, especialmente meu rompimento completo e definitivo com a religião evangélica. A Elaine, os meninos e eu estamos muito felizes com esta nova caminhada, seguindo a simplicidade do Evangelho de amor. Somos amados por Deus e queremos compartilhar esse mesmo amor para com todos à nossa volta. Só isso!!



Assim, compartilho com você, meu amigo, que a Elaine e eu estamos de volta a Interlagos para pregarmos juntos o Evangelho de Jesus pelas ruas e becos, casas e bares; para pobres e ricos, mendigos e alcoólatras; prostitutas e homossexuais. Prontos a abraçar quem encontrarmos pelo caminho.


Depois de um longo período organizando nossa nova moradia, já estamos estabelecidos no mesmo bairro de onde saímos seis anos atrás e retomamos nosso ministério de pregação do Evangelho por essas bandas tão queridas.


Deus sabe das nossas deficiências e fraquezas. Ele sabe também da paixão do nosso coração. Ele nos conhece... estamos apenas ao seu inteiro dispor! Temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós, como disse Paulo.


Estamos com 42 anos. Jamais estivemos com tanto ânimo e tão empolgados com a pregação do Evangelho. A esse ministério dedicaremos o melhor do nosso tempo e energia.


Peço a você que ore por nós para que ele nos dê coração pleno de amor e graça para todos os que encontrarmos nas ruas, que nos proteja nas incursões pelas favelas, nos dê palavras de sabedoria para atender a todos os que dela precisarem e nos dê os recursos para o desenvolvimento de projetos sociais de ajuda a famílias carentes.


Você pode nos encontrar pelos telefones (11)5925-5957 e (11)8683-0099 e (11)8683-0089 ou pelo e-mail adailton@caiofabio.com ou pelo MSN adailtonelaine@hotmail.com


No blog (www.caminhointerlagos.blogspot.com) você poderá ouvir as mensagens pregadas todos os domingos e quintas em nossa casa. E ainda poderá escrever fazendo perguntas ou pedindo aconselhamento.


Estamos à sua disposição para o que você precisar e a qualquer hora; é só chamar!


Em Cristo, nosso querido Salvador,

Adailton e Elaine

E-mail: adailton@caiofabio.com
Blog: www.caminhointerlagos.blogspot.com
MSN: adailtonelaine@hotmail.com